top of page
  • Emilly Stahl

MBTI

Atualizado: 27 de ago. de 2023

Você já ouviu falar sobre MBTI?


Existem diversas ferramentas que podem nos auxiliar em nossa busca por autoconhecimento. MBTI (Meyrs Briggs Type Indicator) é um instrumento utilizado para reconhecer preferências e características pessoais.

Criado por Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Briggs, com o propósito de tornar a teoria dos tipos psicológicos descritos por C. G. Jung compreensível e fazer com que fosse utilizada na prática pelas pessoas. Essa teoria diz que o comportamento pode ser ordenado através das maneiras com que as pessoas preferem utilizar suas percepções e julgamentos.


São 16 tipos de personalidades listados pelo MBTI, com base em 4 categorias com 2 polos cada. Resumidamente, através desses indicadores você descobrirá seu tipo de personalidade entre os 16 listados, de acordo com: onde prefere focar mais a sua atenção para ganhar energia, qual sua maneira de coletar informações, como toma decisões e se orienta para o mundo.


É preciso ter em mente que qualquer teste, seja de inteligência, personalidade ou outro, possui sempre suas limitações, não nos define e nem devem nos rotular. Os resultados devem sempre ser interpretados por nós mesmos, levando em consideração nosso contexto e autoconhecimento.

Os resultados são baseados em nosso auto-relato, na percepção que temos no momento em que realizamos o teste. Dessa forma, os resultados podem variar com o tempo e outros fatores.

Essa pode ser uma ferramenta útil para orientação, para apenas nos auxiliar no autoconhecimento, nos ajudar a potencializar nossas qualidades e reconhecer características que podemos melhorar e evoluir.


Como funciona o MBTI?


São 4 escalas que indicam nossa preferência diante de dois polos distintos. Em cada escala nós escolhemos um polo, conforme respondemos as perguntas, isso revela nossa forma de ser e agir. O resultado de todas as perguntas levará uma combinação de 4 letras, a sigla final será correspondente ao seu tipo de personalidade.


As escalas e polos se dividem em:

1. Interação com o mundo: Você prefere se concentrar no mundo exterior ou em seu próprio mundo interior? Isso é chamado de Extroversão (E) ou Introversão (I).


2. Informação: Você prefere se concentrar nas informações básicas ou prefere interpretar e adicionar significado? Isso é chamado Sensorial (S) ou Intuição (N).


3. Decisões: Ao tomar decisões, você prefere primeiro analisar a lógica e a consistência dos dados ou primeiro observar as pessoas e as circunstâncias especiais? Isso é chamado Pensamento (Thinking) ou Sentimento (Feeling).


4. Estrutura: Ao lidar com o mundo exterior, você prefere que as coisas sejam decididas e resolvidas rapidamente ou prefere ficar aberto a novas informações e opções? Isso é chamado Julgamento (J) ou Percepção (P).


Seu tipo de personalidade: quando você decide sua preferência em cada categoria, você tem seu próprio tipo de personalidade, que pode ser expresso como um código com quatro letras.


Não significa que somos restritos a apenas uma opção, porém se você tiver que escolher, essa seria sua tendência e preferência de escolha, sua primeira escolha.


Para saber sua personalidade do MBTI, existe o teste oficial pago do MBTI e também testes gratuitos na internet. Minha indicação é que você realize o teste online, realize o exercício que colocarei como anexo no final do blog, leia sobre os tipos de personalidade do seu resultado, e se você ficou na dúvida entre o resultado de alguma das categorias, escolha aquela que mais tem ressonância com você. Só você te conhece melhor do que ninguém.


E lembre-se: Nenhuma personalidade é melhor que a outra, e nenhum teste ou ninguém sabe mais sobre nós do que nós mesmos.


-


Prática para descobrir sua personalidade de acordo com o MBTI:

1. Realize o teste online.

Segue alguns websites que possuem o teste gratuitamente:

Algumas dicas para a realização do teste:


2. Realize esse segundo exercício de auto avaliação em anexo: (clique aqui para acessar o documento).


3. Leia sobre o tipos de personalidade que você obteve.

Caso tenha dado diferentes tipos nos exercícios acima, escolha aquela com a qual você mais se identifica, você sempre será o melhor conhecedor(a) de si mesmo.


Para saber mais sobre MBTI, você pode acessar: https://www.myersbriggs.org/my-mbti-personality-type/mbti-basics/


Qual seu resultado? Compartilha com a gente o que você achou!


Emilly Stahl

 



29 visualizações
bottom of page