• Gabi Bedinelli

Propósito X Trabalho

Durante muito tempo para mim, propósito e trabalho eram conceitos mais opostos do que harmônicos. Propósito me remetia à coisas como meditação, natureza, monges budistas…. E trabalho à um meio de ganhar dinheiro para, quem sabe um dia, focar no meu propósito e ser feliz.


Ao mesmo tempo, como já comentei, sempre me incomodou muito a ideia de precisar esperar para ser feliz. Esperar ganhar dinheiro, esperar ter mais tempo, esperar ficar mais velha… Nunca aceitei essa ideia, mas também não pensava em possibilidades de como tornar isso diferente. Comecei então, a buscar o autoconhecimento. Precisava me conhecer melhor para não me frustrar tanto com essa realidade e aprender a viver dia após dia com o máximo de tranquilidade e serenidade possível, mesmo que a felicidade em si estivesse ali virando a esquina, um pouco mais distante do que eu poderia alcançar agora.


No processo de autoconhecimento, descobri algumas coisas interessantes sobre mim. Sou apaixonada por criar coisas novas! Processos, métodos, ideias, projetos.... Não importa! Mas iniciar algo que não existe ainda é algo que me dá muito prazer. Fora isso, adoro aplicar teorias e testar coisas na prática. Acho incrível ler sobre algo em um livro e pensar como aplicaria isso na minha realidade e na realidade das pessoas ao meu redor, principalmente se for melhorar e impactar positivamente a rotina dessas pessoas. Quando consigo unir essas duas coisas então, aí fico muito feliz! Quando consigo ler sobre algum assunto e com base nele criar uma teoria ou método que poderia aplicar em alguma rotina existente, é incrível!


Entender isso sobre mim foi o primeiro passo para aceitar que a minha ideia de propósito e virar uma monge budista para vivê-lo, não estava necessariamente correta. Na verdade, acredito que seria mais difícil eu criar coisas novas e testar teorias se passasse a maior parte do meu tempo meditando. Trabalhar em uma empresa é onde consigo, com mais facilidade, fazer esse tipo de coisa. Pela primeira vez, comecei a ver que não poderia mais pensar em Propósito X Trabalho e sim em Propósito = Trabalho. O trabalho é o meio pelo qual conseguimos aplicar as coisas que gostamos e nos dão prazer, sentido e felicidade no nosso dia a dia.


Obviamente que não tem nada simples nessa conclusão, pois a primeira coisa que precisamos saber responder é: “Ok, mas o que eu gosto de fazer, o que me dá prazer?”. Depois dessa pergunta, que não é nada fácil e que exige um trabalho legal de autoconhecimento, vem o segundo questionamento: “Entendi que gosto de XYZ. Como vou aplicar isso no meu trabalho e rotina se aparentemente uma coisa não tem nada a ver com a outra?”. Sim, em alguns casos a conclusão pode ser realmente que a melhor coisa para se fazer é mudar de profissão/ empresa/ carreira. No entanto, acredito que em 99% dos casos as pessoas podem conectar os dois com pequenas alterações em suas rotinas e na maneira de priorizar e fazer suas atividades.


Precisamos desmistificar a ideia de que não podemos ser felizes sem alterar 100% nossa realidade atual (emprego, relacionamento, casa…). Na verdade, a mudança que precisa acontecer pode ser mais interna do que em fatores externos. Precisamos parar de ver o trabalho como uma obrigação ou algo que não poderemos encontrar prazer, sempre esperando pelas férias ou finais de semana.


Acreditamos que a busca por mais alinhamento nesses dois campos (propósito & trabalho) seja algo presente na vida de várias pessoas, por isso vamos falar mais sobre esse processo em outros textos. Esperamos poder contribuir para que todos e cada um interessado em saber mais sobre isso, obtenha suas respostas. Pensando nisso, nos próximos posts traremos algumas sugestões práticas de atividades e hábitos que inserimos nas nossas rotinas e nos ajudaram bastante. Contaremos um pouco mais sobre essa nova ideia e como pretendemos mesclar Prática X Inspirações para nos conectarmos de diferentes maneiras com vocês :)


Gabi Bedinelli

#MaisProposito #Proposito #Autoconhecimento #Olharparadentro #Relacaocomtrabalho


Posts recentes

Ver tudo

O Tempo

Me peguei pensando muito ultimamente sobre a relatividade do tempo. Como é incrível que os minutos ou horas possam ter um significado tão diferentes, dependendo de cada situação. Quando estamos rindo

O que as inspirações querem nos dizer?

Assim como a intuição é nossa voz interior tentando mostrar o caminho certo para nós e para nossa verdade, as inspirações têm o mesmo objetivo e poder. No entanto, precisamos estar atentos e preparado

Redes Sociais
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now