Saber ouvir nossas respostas

Como saber se estamos realmente tomando uma decisão certa? Quantas vezes não quebramos a cabeça tentando decidir o que realmente gostaríamos de fazer?

Seja decisões mais simples até as um pouco mais complexas, como “não sei se deveria ou se quero ir naquela festa hoje” ou “não sei se aceito esse emprego e mudo de país, ou se fico no meu país e procuro outro emprego”. 

Às vezes a gente pensa demais, pensa e repensa mais uma vez, planeja tudo nos mínimos detalhes, cria um milhão de hipóteses possíveis para uma situação e ainda assim fica com uma pulguinha atrás da orelha se estamos mesmo tomando uma a decisão certa sobre algo. 


Em relação a isso, gostaria de compartilhar duas coisas que parecem bem simples e óbvio mas podem passar despercebidas pela vida, se eu tivesse praticado antes talvez eu pudesse ter evitado muita dor de cabeça e um punhado de julgamentos. 


A primeira coisa que eu gostaria de compartilhar com vocês que me ajudou MUITO, e mudou minha perspectiva de enxergar as coisas, foi transformar as palavras palavras certo ou errado em leve ou pesado

O que isso significa exatamente? Para mim, isso significou tirar um peso enorme em tentar sempre encontrar e fazer o que é certo, para simplesmente fazer algo que eu sentisse que fosse leve

Eu passei a entender melhor que algo ser certo ou errado é muito relativo, e, a não ser que quiséssemos entrar em toda uma discussão ética, cultural, religiosa, individual, coletiva e mesmo assim sair sem uma certeza absoluta, haveria de ter um jeito mais simples, mais natural, para parar de quebrar tanto a cabeça, gerar ansiedades desnecessárias e ainda assim não se sentir totalmente satisfeito com algo. 


Pois bem, como ainda sou um ser pensante e ainda tenho a tendência (de todos nós seremos humanos) de querer classificar e dar identidade para todas as coisas, incluí então em minhas classificações as duas palavrinhas mágicas: leve ou pesado

Quando tenho que pensar sobre uma situação, se devo ou não fazer algo por exemplo, penso se a coisa em questão, é leve ou pesada para mim. 

Se é leve, eu sinto, vem de dentro, como algo inato ou natural, tem um impulso, me atrai e é minha resposta espontânea, sem muitos pensamentos ao redor. Se é pesado, sempre tem um “se”, um “mas”, uma nuvem de pensamentos questionando, não tem a mesma fluidez, em mim sinto aquele pequeno nó no estômago. 

Talvez das primeiras vezes seja preciso mais dedicação na auto-observação, perceba seu corpo, suas reações, permita ir se conhecendo… E pratique. Assim como tudo dentro do autoconhecimento. 


E lembre-se, ser leve ou pesado ainda é relativo, algo que é leve para você não necessariamente é para o outro, algo que é pesado para você pode ser leve e fazer bem para o outro. Então, como sempre, é preciso respeitar as nossas escolhas assim como a dos outros, sem tentar compararmos uns aos outros e também sem julgamentos. Isso é sobre cada um de nós, para nos ajudar a seguir mais de acordo com nosso “verdadeiro eu”, nossos valores e o que realmente queremos e desejamos fazer.


O segundo ponto, é algo ainda mais simples. Use o termômetro do sorriso

Pense na situação em questão e veja se a mesma te faz sorrir. Você sente um sorrisão lindo e sincero brotando em você? Se fazendo isso você se sente verdadeiramente feliz, é isso!  


Permita-se.

Sinta a leveza e use seu termômetro interno para tomar as decisões e guiar o rumo da sua vida. Só você realmente sabe o que é leve, o que te traz um sorriso sincero e te faz verdadeiramente feliz! 



Emilly Stahl

#MaisProposito #Proposito #Autoconhecimento #NossasHistorias #Insights #CertoOuErrado #LeveOuPesado


Posts recentes

Ver tudo

O Tempo

Me peguei pensando muito ultimamente sobre a relatividade do tempo. Como é incrível que os minutos ou horas possam ter um significado tão diferentes, dependendo de cada situação. Quando estamos rindo

O que as inspirações querem nos dizer?

Assim como a intuição é nossa voz interior tentando mostrar o caminho certo para nós e para nossa verdade, as inspirações têm o mesmo objetivo e poder. No entanto, precisamos estar atentos e preparado

Redes Sociais
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now