top of page
  • gabrielabedinelli

5 Livros que inspiraram no início da busca

Atualizado: 16 de jun. de 2020




Uma das maneiras de buscar conhecimento sobre propósito, felicidade, plenitude e temas relacionados, é através de livros.

Nem todas as pessoas se sentem tocadas por esses conjuntos de letrinhas, mas as que se identificam com a leitura sabem como é prazeroso aprender sobre algo novo dessa maneira. Como falamos, acreditamos que as pessoas aprendem de maneiras diferentes, mas para nós duas o livro é uma das mais divertidas e intensas.

Pensando nisso, compilamos os livros que lemos sobre na nossa jornada e mais gostamos. Quem mais tiver dicas interessantes para inspirar outras pessoas, divide com a gente :)



O propósito

Sri Prem Baba


Foi um dos primeiros livros que nós duas lemos sobre o tema e foi apaixonante para ambas. O livro é escrito por um líder humanitário e mestre espiritual que vislumbra um trajeto ao interior de cada um, chegando ao propósito de sua existência. Com uma linguagem espiritual, o autor nos direciona à diversos questionamentos e reflexões sobre nossa rotina e nos leva à uma jornada incrível de auto conhecimento.




O velho e o menino

Roberto Trajan


Foi o livro que despertou em mim (Gabi) a vontade de iniciar essa jornada para encontrar meu propósito. Conta a história de um menino que busca seu propósito com a ajuda de um velho sábio. O velho Taful, guia o caminho ensinando 5 desígnios que também nos inspiram e orientam ao nosso próprio autoconhecimento e busca por mais sentido na vida.




O jeito Harvard de ser feliz

Shawn Achor


Professor responsável pela aula mais concorrida de Harvard, Shawn Achor apresenta sua teoria sobre a eterna e famosa “busca pela felicidade”.

Segundo o autor, a fórmula da felicidade hoje em dia está invertida. Hoje, geralmente condicionamos nossa felicidade ao atingimento de objetivos que, quando alcançados, são substituídos por novos rapidamente. A maneira correta e mais fácil de sermos felizes é se invertermos a fórmula e começarmos a nos sentir satisfeitos e completos com o que JÁ possuímos. A partir do momento que estamos bem com nós mesmos, conseguimos atingir metas e objetivos com mais facilidade, como apresentado em diversos estudos no livro.




Motivação 3.0

Daniel H. Pink

Para quem se interessa por leituras relacionadas à conhecimento humano com aplicações corporativas, esse é um dos melhores livros na minha opinião.

O livro descreve as mudanças nos gatilhos de motivação humana durante à história. No início da humanidade vivíamos com base na Motivação 1.0, na qual a sobrevivência era o grande objetivo. Com a revolução industrial, entramos na era da “cenoura e do chicote”, segundo o autor. Nessa época começou a Motivação 2.0, onde as pessoas eram motivadas por punições (para deixarem de fazer algo) ou por pequenos incentivos (para começarem ou repetirem alguma ação). Daniel Pink então, nos apresenta o conceito de Motivação 3.0, baseada em novas maneiras de engajar as pessoas através de autonomia, excelência e propósito.




Comece pelo Porquê

Simon Sinek


Baseado no famoso conceito do “Golden Circle” (Círculo Dourado), Simon Sinek discorre sobre por onde devemos iniciar projetos, ideias ou empresas: pelo Porquê. O autor afirma que mais importante do que o que fazemos e termos um propósito por trás daquele serviço ou produto final. Isso que fará com que outras pessoas se identifiquem e sejam promotoras de nossas causas. Devemos começar com um porquê claro, um propósito muito bem definido. Depois disso, focamos no como colocar aquilo em prática. Apenas por fim, definimos o o que faremos e oferecemos para sociedade. Esse último pode mudar e se multiplicar ao longo do tempo, com tanto que não percamos a essência por trás de tudo que fazemos.



Gabi Bedinelli

 
bottom of page